terça-feira, 1 de abril de 2008

Cartilha promove reflexão sobre diversidade religiosa e direitos humanos


Lançada no dia 09 de dezembro de 2004 pelo então ministro Nilmário Miranda, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), a cartilha “Diversidade Religiosa e Direitos Humanos” foi o resultado de 18 meses de trabalho.
Contou com a colaboração de diversos segmentos religiosos (cristianismo, judaísmo, religiões afro-brasileiras, hinduísmo, islamismo, taoísmo, espiritismo, esoterismo, budismo, bahá´í, encantaria cigana, representantes indígenas etc).

O objetivo é promover uma reflexão sobre a liberdade religiosa e evitar que ela seja desrespeitada no Brasil. O material segue as orientações da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Constituição Federal e do Programa Nacional dos Direitos Humanos.

A necessidade de elaboração da cartilha surgiu do entendimento de que a liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais do homem, e que sua violação tem provocado conflitos desde a antiguidade, seja no Oriente, seja no Ocidente. E que nem o Brasil, com sua diversidade cultural e étnica, está a salvo, como demonstram recentes e repetidos ataques sofridos por terreiros de umbanda e candomblé, em diversos estados do país.

Fruto de convênio entre a Secretaria Especial dos Direitos Humanos e o Centro Popular de Formação da Juventude – Vida & Juventude, a cartilha “Diversidade Religiosa e Direitos Humanos” tem 40 páginas e tiragem inicial de 25 mil exemplares. A distribuição é gratuita. Clique aqui para obter uma cópia.


Saiba mais sobre o ecumenismo.

Fonte: Igreja da Irmandade

Nenhum comentário: