quarta-feira, 16 de julho de 2008

Arábia Saudita organiza conferência sobre diálogo inter-religioso

AFP

ARÁBIA SAUDITA (2º) - A Arábia Saudita organiza de hoje até sexta, em Madri, uma conferencia internacional para promover o diálogo entre as religiões, com a sessão inaugural presidida pelo rei Abdullah, anunciaram os organizadores da Liga Islâmica Mundial, com sede em Meca.

Segundo o vice-ministro saudita de Cultura e Informação, Saleh Al-Namlah, estão sendo esperados 200 participantes no encontro com representantes das principais religiões: muçulmanos, cristãos, judeus, mas também budistas. Confirmaram presença o secretário-geral do Congresso Judeu Mundial, Michael Schneider, e o cardeal Jean-Louis Tauran, encarregado do Vaticano para o diálogo com o Islã.

Para o secretário-geral da Liga Islâmica Mundial, Abdullah bin Abdul Mohsin Al-Turki, "o objetivo do encontro é o conhecimento inter-religioso e a busca de modos de cooperação". "Não trataremos assuntos religiosos, mas temas comuns entre as religiões como a ética, a família, o meio ambiente", precisou, lembrando que "não será abordada nenhuma questão política".

A Espanha foi escolhida para a conferência por ser "o lugar natural para este tipo de diálogo" depois de ter sido durante séculos um local de coabitação entre as três grandes religiões monoteístas, explicou o embaixador saudita na Espanha, Saud bin Naif.

A Arábia Saudita, no entanto, proíbe em seu solo qualquer prática religiosa diferente do islã e impede a entrada de turistas portando símbolos religiosos como crucifixos ou Bíblias. Por isso a conferência é considerada um sinal de abertura, ainda que tímido.


Fonte: http://www.afp.com/portugues/home/