quinta-feira, 12 de junho de 2008

Guia para o diálogo inter-religioso em elaboração

Vaticano

O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso decorre de hoje até sábado no Vaticano e pretende elaborar um guia com linhas de orientação que ajudem os católicos a relacionar-se com as comunidades de outras religiões.

O documento irá inspirar-se nos Dez Mandamentos e pretende ser uma espécie de gramática universal que todos os crentes podem usar na relação com Deus e com os próximos, refere o Cardel Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício, que reúne de três em três anos.

“Após muitos anos de hesitação a respeito da oportunidade de tal documento, parece ter chegado o tempo de apoiar os pastores e os fiéis com algumas orientações gerais que, obviamente, serão adaptadas às situações locais”, referiu o Cardeal.




Fonte: Rádio Renascença Online

Secretaria cria ouvidoria para vítimas de intolerância religiosa

JB Online

RIO - A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos lança, na próxima segunda-feira, um atendimento especial para vítimas de intolerância religiosa.

O objetivo é realizar um mapeamento e banco de dados capazes de identificar geograficamente os pontos de conflito religioso e compartilhar as informações obtidas com universidades e pesquisadores, que trabalham na formulação de políticas públicas no Estado.

O serviço será coordenado por um psicólogo e todas as denúncias serão encaminhadas à esfera policial e ao Ministério Público. As denúncias podem ser encaminhadas pelo e-mail ouvidoria@social.rj.gov.br. ou pelo telefone de atendimento 2299-5351.




Fonte: JB Online