quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Conselho de Direitos Humanos da ONU condena ataques contra religiões


Genebra, 30 set (EFE) - O presidente do Conselho de Direitos Humanos da ONU, Sihasak Phuangketkeow, condenou nesta quinta toda forma de agressão e discriminação contra religiões, como a queima de livros sagrados.

"O Conselho condena os recentes exemplos de intolerância religiosa, violência, preconceito e discriminação que seguem ocorrendo no mundo todo", afirmou o presidente.

"Em vista do número crescente de demonstrações de intolerância religiosa, como a discriminação, a vinculação de religião com terrorismo, o desrespeito e a destruição de livros, lugares e santuários sagrados, tomo a palavra com o aval de todos os membros do Conselho para fazer a declaração", disse Phuangketkeow.

O presidente do Conselho de Direitos Humanos da ONU falou em nome dos 47 membros da entidade, depois que os promotores de uma "resolução" que condenava o anunciado e posteriormente suspenso Dia da Queima do Corão desistiram de lançá-la.

A ideia de se criar um dia para queimar exemplares do Corão teve autoria do pastor americano Terry Jones, líder de uma seita cristã em Gainesville (Flórida), e gerou indignação em vários países-membros do Conselho.

Phuangketkeow apelou à comunidade internacional para rejeitar toda forma de intolerância religiosa e atuar em defesa de práticas de entendimento mútuo e de respeito ao próximo.


Fonte: http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5g6Z3Qr9-VRvK8szhC-kLh-Rxl0Dg?docId=1375614