sexta-feira, 2 de maio de 2008

Ecumenismo, Direitos Humanos e PAZ


A Experiência do Fórum Ecumênico Brasil

Publicação do Fórum Ecumênico Brasil (FE-Brasil)

Edição de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço





Baixe aqui a versão em PDF da Publicação

APRESENTAÇÃO

Este livro é antes de tudo um testemunho. O caminhar conjunto de igrejas e entidades ecumênicas no Brasil, reunidas no Fórum Ecumênico Brasil, trouxe à tona a profunda vontade de tornar pública sua trajetória. Processo no qual já haviam se inserido irmãos e irmãs, de Creas, entidade ecumênica na Argentina.

Mais que o passo a passo, lado a lado, também se quer expressar um pouco do por onde e do com quem atuamos, juntos e cada um de nós. Para tanto fizemos uma escolha iluminada pela década que atravessamos, a “Década Ecumênica para Superar a Violência”, a fim de mostrar nosso labor pela afirmação do Ecumenismo, dos Direitos Humanos e da Paz.

Sabemos que estamos em tempos de sobrevivência pragmática, fragmentação de valores e de identidades. Enfim, de regras e valores de mercado. Estamos conscientes, também, de que a família ecumênica, consciente ou inconscientemente, em muitas ocasiões compartilhou desses falsos valores, ou seja, o quanto andou pecando ao competir em vez de compartilhar. Para viver nestes tempos, e enfrentá-los serenamente, nada melhor que bons testemunhos de fraternidade e partilha. E é isto que queremos compartilhar com os participantes da 9ª Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas.

É neste espírito que esta publicação se estrutura: com um pouco de história (primeiro capítulo); parte de nossas reflexões (segundo capítulo); exemplos de nossos testemunhos (terceiro capítulo); um apanhado de várias de nossas iniciativas particulares por direitos e paz (quarto capítulo); e um pouco mais de informações sobre cada um de nós (quinto capítulo).

O Fórum Ecumênico Brasil quer ser visto, junto ao público, e por meio desta publicação, como um espaço ecumênico impregnado por valores de partilha e da não competição, onde cada parte se vê representada pela ação dos integrantes dessa família. Especialmente aquelas ações em favor da unidade dos cristãos, da unidade no diálogo com aqueles que expressam outra fé, e da unidade na luta pela justiça, paz e a integridade da criação.

Somos Igrejas: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Metodista, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, Igreja Ortodoxa Siriana e Igreja Católica Apostólica

Romana. Somos Conselhos de Igrejas: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e Conselho Latino-Americano de Igrejas (Clai-Região Brasil) Somos Entidades Ecumênicas: Cento de Estudos Bíblicos (Cebi); Centro Ecumênico de Evangelização, capacitação e Assessoria (Ceca); Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra (Cediter); Centro Regional Ecuménico de Asesoría y Servicio (Creas-Argentina); Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese); Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e Educação Popular (Cesep); Diaconia; Fundação Luterana de Diaconia (FLD); Grupo de Trabalho Missionário Evangélico (GTME); KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço; Universidade Popular (Unipop).

Somos, juntos, o Fórum Ecumênico Brasil.




Nenhum comentário: