segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Encontro no Tunísia insiste na importância do Diálogo Inter-Religioso




Túnis, 10 out (RV) - Especialistas e intelectuais de países ocidentais e árabes pediram hoje mais diálogo entre as três religiões monoteístas (catolicismo, islamismo e judaísmo), afirmando que o mesmo enriquece a cultura humana universal.


O apelo está contido na declaração final da conferência realizada em Túnis, capital da Tunísia, sobre coexistência e diálogo entre religiões e culturas, que se concluiu hoje. O encontro, de três dias, foi organizado pela fundação alemã Konrad Adenaueur e pela universidade Zituna, uma das mais antigas da África.

"Cada país tem sua própria cultura, porém é possível enriquecer, consagrar os valores de respeito da cultura humana universal", lê-se na declaração. Contudo, para que o diálogo se realize, é necessário que frutifiquem o intercâmbio de experiências, a difusão do saber entre os povos e a promoção da investigação científica.

Ao encerrar o encontro, o ministro tunisino para Assuntos Religiosos, Bubaker el Akhzuri, destacou a importância de seguir promovendo o diálogo entre culturas e religiões, "para desarraigar a violência, o ódio e a rejeição ao outro". Mais de 200 pessoas subscreveram a declaração final. (BF
)

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: